sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ana e Penina


Ana viveu na época dos juízes em Israel,por volta de 1170 a.C.
Ana seu nome significa "graciosa",e ela era uma mulher amável,mansa e generosa.
Apesar destas características ela vivia triste.Ela aparece no versículo 8 como uma mulher aflita.De coração triste...
A Bíblia nos diz que Ana e Penina eram esposas de Elcana,mas enquanto Penina tinha filhos,Ana não os tinham.
Em(ISamuel1:7-10),vemos que a vida de Ana era dificil e penosa no relacionamento conjugal ,coisas desagradáveis a fazia sofrer.
Elcana,seu marido,não era só dela,havia outra esposa ,Penina.
Elcana suabia da sua cidade todo ano para adorar e sacrificar ao Senhor dos Exército em Siló.
Apesar da tristeza que carregava consigo,Ela (Ana) tinha um marido que a amava,e ele a via chorando,mas numa ocasião,quando ele e toda sua família foram para Siló,ele a viu chorando e perguntou-lhe:"Ana,porque choras?E porque não comes?E porque está mal o teu coração?Não te sou melhor do que dez filhos?
Elcana declarou-se melhor do que dez filhos e que não entendia o motivo de Ana,chorar ,não comer e estar com o coração triste.
O Senhor tem um propósito nos dons de cada um.Ana sabia que por ser mulher tinha nascido para gerar filhos.Ana amava seu marido,mas desejava ser mãe.
Ana tentou por anos e não conseguia ter filhos,sentia -se humilhada e desprezada por ver outra mulher ter filhos do seu marido.
Elcana,era um homem bom, demonstrava seu amor por Ana ao oferecer-lhe a "porção dobrada",porém isso não bastava.É possível que Elcana tenha sido um ótimo marido, pois amava a esposa.Notemos a situação de Elcana: As duas mulheres eram infeli-zes. Primeiro, a mulher que ele amava, pelo fato de não ter filhos, era muito infeliz. Penina tinha muitos filhos, mas não se sentia amada. A Bíblia relata que, cada vez, Elcana, Ana e Penina e seus fi-lhos iam ao templo, Elcana oferecia sacrifícios. Ele dava uma parte para Penina e outra para todos os seus filhos e filhas.

Mas para Ana ele dava duas vezes mais. Elcana, amava muito Ana. No ca-minho, e mesmo no período em que ficavam no templo, Penina insultava muito Ana.A parcialidade com que Elcana a tratava, mostrando que a amava mais do que a outra, também despertava ciúmes em Penina.Naqueles tempos a esterilidade na mulher era considerada um defeito sério, geralmente fazendo com que a mulher fosse desprezada e se sentisse inferiorizada diante das outras. Mas Elcana amava Ana e a punha acima de Penina e de seus filhos e filhas.Mas Deus tinha um plano para ela, que ela não sabia. Elcana não compreendia a sua tristeza e achava que a evidência do seu amor por ela deveria lhe valer mais do que dez filhos.Deus quer restaurar os seus sonhos, os nossos sonhos!Penina, então, entrar naquele lar para cumprir esse papel e muitos foram os filhos que ela deu a Elcana.O sonho de Ana parecia algo inatingível…
Talvez isso esteja acontecendo com você agora.
Talvez você esteja clamando... Talvez o sofrimento tenha sido tão grande que você até já tenha cansado de sonhar…
Os sonhos se foram, restou a amargura, angústia e a humilhação…Na história da Bíblia, Ana toma uma atitude importante, que muda a sua situação. Ela levanta de seu pranto, come e vai clamar ao Senhor por sua situação…
Ei!
Hoje o Senhor te diz: Levanta-te porque vou restaurar os seus sonhos!
Levanta-te!
Em Isaías 60:1, está escrito: “Levanta-te, resplandece, eis a tua luz”
Apenas um pouquinho mais de paciência…
Levante-se e prepare-se!
A vitória está chegando…
Está sendo gerada em você e nascerá para que você viva uma nova vida.
Creia nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário